2 sep. 2010

Preguntas importantes na vida da muculmano

1. De onde o muçulmano assimila a sua crença? Ele a assimila do Livro de Allah (ea) e da tradição autêntica de Seu profeta (saas), aquele que não fala por capricho *é, tão somente, uma revelação revelada* (53:4), e isto deve ocorrer de acordo com o entendimento dos companheiros do mensageiro (saas) e os sucessores virtuosos (assalaf assaleh).


2. Se tivermos discórdia, a que fonte retornamos (para julgamento)?
Retornamos à Lei monoteísta, ao julgamento conforme o Livro de Allah e a Sunnah de Seu Mensageiro (saas), pois Allah (ea) disse: *E se discordares em algo, o dirijam a Allah e ao Seu mensageiro* (4:59). E disse o Mensageiro de Allah (saas): “Deixei entre vós dois assuntos, jamais irão se perder enquanto estiverdes apegados a eles: o Livro de Allah e a Sunnah de Seu Profeta” (Al muattá).


3. Quais as condições de aceitação da boa ação? As suas condições são: 1) A crença em Allah e a unificação d´Ele, pois não é aceita a ação de um idólatra; 2) A sinceridade, que se almeje com a ação o agrado de Allah; 3) Seguir o profeta (saas) nessa ação, sendo de acordo com o que ele ensinou, pois Allah não é adorado senão através do que Ele estabeleceu. Se perder uma dessas condições a ação é negada. Disse Allah (ea): *E viemos ao que fizeram de ações e os fizemos pó disperso*(25:23).


4. Quem é o grupo salvo no Dia do Juízo? O Profeta (saas) disse: “E minha nação se dividirá em setenta e três grupos, todos estarão no fogo, exceto um”. Disseram: “Quem é esse grupo ó Mensageiro de Allah?” Ele disse: “(o caminho) no qual eu estou e meus companheiros” (Ahmad e Attirmizhi). Então, a verdade é tudo o que o Profeta (saas) viveu e também os seus companheiros, portanto deves seguir, e cuidado com a inovação se quiseres a salvação e que suas ações sejam aceitas.


5. Quantos são os níveis da religião do Islam? Os níveis da religião são três: Al Islam, Al Iman e Al Ihssan.


6. O que é Al Islam? E quantos são os seus pilares? Al Islam é: Entregar-se a Allah com o monoteísmo, submeter-se a Ele com obediência e inocentar-se da idolatria e dos idólatras. E seus pilares são cinco, o Profeta (saas) citou-os em seu dizer: “O Islam foi edificado sobre cinco pilares: O testemunho de que não há divindade além de Allah e que Muhammad é Seu Mensageiro, o cumprimento da oração (salah), o pagamento da doação (zakah), o peregrinar à Casa e o jejum de Ramadhan” (muttafaqun alaih (foi compilado por Al Bukhari e por Musslim)).


7. O que é Al Iman? E quantos são os seus pilares?Al Iman é: A crença do coração, o proferir da língua e a ação dos órgãos, aumenta com a obediência e diminui com a desobediência. Disse Allah (ea): *Para que aumentem crença junto com suas crenças*(48:4), e disse o Mensageiro de Allah (saas): “A crença é dividida em setenta e tantas partes, o seu nível mais alto é o dizer “não há divindade além de Allah”, e o mais baixo é retirar uma moléstia do caminho (das pessoas), e a vergonha é uma parte da crença” (Musslim). Confirma isto o que o muçulmano observa em si mesmo de atividade na obediência nas ocasiões de benfeitorias, e de indolência nessas ocasiões ao cometer os pecados. Disse Allah (ea): *Em verdade, as boas ações apagam as más ações*.E são seis os seus pilares, o Profeta (saas) os citou em seu dizer: “Creres em Allah, em Seus anjos, em Seus livros, em Seus mensageiros, no Derradeiro Dia e no pré-destino, o bom e o mal” (muttafaqun alaih)


8. O que significa “la ilaha illallah” (não há divindade além de Allah)? Significa que ninguém além de Allah merece adoração, e a confirmação de que só Allah merece adoração.


9. Allah está conosco? Sim. Allah está conosco com Seu conhecimento, nos ouve, nos vê, com Sua proteção, Sua abrangência, Seu poder, Seu decreto. No entanto, sua pessoa não se mistura às pessoas das criaturas, e nenhuma de suas criaturas o abrange e o assimila.


10. Allah é enxergado com a visão? Allah não é visto na vida terrena. E os crentes verão a Allah na congregação no Dia do Juízo e no Paraíso. Disse Allah (ea): *Faces, neste dia, estarão iluminadas, ao seu Senhor verão*(75:22-23).


11. Qual o benefício de se conhecer os nomes de Allah e Seus atributos?
A primeira obrigação que Allah estabeleceu a suas criaturas é conhecê-Lo (ea). Assim, se as pessoas O conhecem, adora-Lo-ão verdadeiramente. Disse Allah (ea): *Pois, conheça que não há divindade além de Allah, e implore perdão por seu erro* (47:19). Lembrar de Allah com a amplitude da misericórdia decorre na esperança, e com a força do castigo decorre no medo, e com a unicidade na concessão da dádiva decorre no agradecimento. Então, o sentido da adoração com os nomes de Allah e Seus atributos é: a realização do conhecimento através deles, o entendimento de seus significados e a prática deles. Entre os nomes de Allah e Seus atributos há os nomes com os quais o servo é enaltecido ao qualificar-se com eles, como o conhecimento, a misericórdia e a justiça. E há os nomes com os quais o servo é repreendido ao qualificar-se com eles, como a divindade, a ostentação e a supremacia. E há qualidades com as quais o servo é enaltecido e também ele é ordenado a qualificar-se com elas, como a servidão (adoração), a necessidade a Allah, a humilhação, o implorar a Ele, e qualidades similares. Porém, é impossível a qualificação de Allah, o Senhor, com essas qualidades. E as criaturas mais queridas a Allah são as que se qualificaram com as qualidades que Ele ama, e as mais detestáveis para Allah são as que se qualificaram com as qualidades que Ele detesta.


12. Quais são os nomes sublimes de Allah? Disse Allah (ea): *E de Allah são os nomes magnânimos, pois implore a Ele através deles*(7:180). E é narrado que o Mensageiro de Allah (saas) disse: “Allah possui noventa e nove nomes, cem menos um, quem os abranger entrará no paraíso” (muttafaqun alaih). O significado de “os abranger” é: 1) abranger seus termos e suas quantidades;
2) Entender seus significados e o que eles indicam, crer nesses nomes e agir conforme eles. Assim, se disser “O Sapientísssimo” entrega todos os seus assuntos a Allah, porque todos os assuntos estão conforme Sua sapiência. E se disser “O Santo” presencia o sentimento de que Allah é livre de todos os defeitos. 3) Rogar e suplicar a Allah com eles. E a súplica é de dois tipos:
a) súplica de elogio e adoraçao; b) súplica de pedido e imploração.

No hay comentarios.: